sábado, 30 de abril de 2011

Cabo Verde ganha um novo bispo

Cabo Verde ganha um novo bispo
     Chama-se Dom Ildo Fortes, natural da Paróquia de N. Sra. das Dores - ilha do Sal. Ordenado bispo em Lisboa 3 de Abril de 2011, no Mosteiro S. Vicente de Fora, foi ordenado, novo bispo do Mindelo. A celebração foi presidida pelo Cardeal D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa. Na Entrada dos Ritos Iniciais escutou-se: “Nu corre fachi pa Fonte, irmãos nu bai!/Nu bai sacia nos sede de Água viva,/Nhos nu bai trás de Jesus Bom Pastor,/El ké Caminho, Verdade, Fonte de Vida!”.
      José Policarpo disse que a alegria pascal, com esta ordenação, tem um sentido muito particular para a Igreja do Mindelo. “Porque é-lhes dado um Pastor, um incentivo a aprofundar a fé”. Lembrou ainda que “os laços profundos e históricos que unem as duas igrejas – de Lisboa e do Mindelo. Uma união mais explícita da co-responsabilidade apostólica”.
     Depois da Unção da Cabeça e Entrega do Livro dos Evangelhos e das Insígnias, o Cardeal Patriarca convidou o novo Bispo a sentar-se entre os Bispos concelebrantes. Tomado o lugar, D. Ildo Fortes, depois de pousar o báculo, recebeu de todos os bispos o ósculo da paz.
     Sob fortes aplausos, nos ritos de conclusão, o Bispo Ordenado, ladeado pelos Bispos Ordenantes, percorreu a igreja, abençoando a todos e depois subiu ao púlpito para proferir palavras de gratidão e apreço a todos os que contribuíram para que fosse nomeado Bispo.

Fonte: asemana.publ.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário