quinta-feira, 3 de junho de 2010

Claridade + Canibália = Claridália


Claridade + Canibália = Claridália

Neste dia 2 de Junho, a cantora Daniela Mercury, o sanfoneiro pernambucano Targino Godim e o músico cabo-verdiano Tito Paris estão juntos no show Claridalia. A apresentação ocorre às 21horas, em Gamboa.
O próprio nome do espectáculo é uma forma de brindar as relações culturais entre o Brasil e Cabo Verde, visto ser “Claridália” é a junção de “Canibália”, nome da actual digressão de Daniela Mercury, e “Claridade”, importante movimento cultural cabo-verdiano de meados do século XX.
E da mesma forma que Claridade, com o mote “pés fincados na terra”, foi um movimento de emancipação cultural, social e política da sociedade cabo-verdina, a Canibália é, segundo a própria Mercury, a celebração da mestiçagem brasileira, um trabalho que vai para além da música.
As raízes de Claridália estão ligadas a Tropicália, movimento de afirmação e renovação cultural brasileira que marcou os anos de 1960. Por seu lado, Claridade tem, também, influências do Brasil, mais especificamente da região nordeste onde, à semelhança do que acontecia no Sul, nas décadas de 20 e 30 do século passado, apostava-se numa cultura-literatura, sobretudo, voltada para a realidade local.
O espectáculo se insere também nas comemorações dos 550 anos da descoberta do arquipélago por navegadores portugueses (1460) e dos 35 anos da independência do país. O espectáculo, no palco montado para o Festival da Gamboa, realizado há duas semanas na praia homónima da capital cabo-verdiana, ocorre no momento em o país recebe a visita oficial do ministro da Cultura do Brasil. O ministro brasileiro vai entregar à Cidade Velha, 15 quilómetros a oeste da capital cabo-verdiana, o certificado de Património Mundial da Humanidade, anunciado, em Junho do ano passado, pela UNESCO.

Sem comentários:

Enviar um comentário