sexta-feira, 31 de maio de 2013

Mensagem do dia 31 de maio de 2013

Você olha, você lê e Ele fala com você!

Amados!!!
Um sorriso não custa nada e rende muito.

Enriquece quem o recebe e não empobrece quem dá.

Dura somente um instante, mas sua recordação é eterna.

Ninguém é tão rico que possa dispensar.

Ninguém é tão pobre que não possa dar.

Cria felicidade no lar.

É sustento no trabalho.

Sinal visível de uma amizade profunda.

Um sorriso representa repouso no cansaço, coragem no desânimo, consolo na tristeza e alívio na angústia.

É um bem que não se pode comprar, nem emprestar, nem roubar porque só tem valor no instante que se dá.

Mas se encontrar alguém que recusa um sorriso, seja generoso em dar o seu, pois ninguém tanto necessita dele quanto aquele que não sabe dá-lo aos demais!
  Padre Marcelo Rossi.

Liturgia do dia 31 de maio de 2013

Sexta-feira, 31 de Maio de 2013.
Santo do dia: Visitação de Nossa Senhora; Santa Camila Battista Varano, abadessa
Cor litúrgica: branco
Primeira leitura: Sofonias 3, 14-18
Leitura da profecia de Sofonias:
14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém! 15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: "Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18como nos dias de festa. Afastarei de ti a desgraça, para que nunca mais te cause humilhação".
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo Is 12
- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.
R. O Santo de Israel é grande entre vós.
- E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
R. O Santo de Israel é grande entre vós.
- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"
R. O Santo de Israel é grande entre vós.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 39-56
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- És feliz porque creste, Maria, pois em ti a palavra de Deus vai cumprir-se, conforme ele disse (Lc 1, 45)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou,
porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, 48pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 49O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! 50Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. 51Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. 52Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. 53De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos. 54Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário do dia São Josemaría Escrivá de Balaguer
(1902-1975), presbítero, fundador
Homilia de 04/05/1957 in
«Cristo que passa», §§ 147-148

«Donde me é dado que venha ter comigo a
mãe do meu Senhor?»
Cristo urge-nos. Cada um de vós há-de ser, não só apóstolo, mas apóstolo de apóstolos, arrastando outros convosco, movendo os demais para que também eles dêem a conhecer Jesus Cristo. Talvez algum de vós me pergunte como pode dar esse conhecimento às pessoas. E eu respondo-vos: com naturalidade, com simplicidade, vivendo como viveis, no meio do mundo, entregues ao vosso trabalho profissional e aos cuidados da vossa família. [...] A vida corrente pode ser santa e cheia de Deus; o Senhor chama-nos a santificar o trabalho quotidiano, porque aí está também a perfeição do cristão. Consideramo-lo [...] contemplando a vida de Maria.
Não nos esqueçamos de que a quase totalidade dos dias que Nossa Senhora passou na Terra decorreram de forma muito semelhante à vida diária de muitos milhões de mulheres, ocupadas em cuidar da sua família, em educar os seus filhos, em levar a cabo as tarefas do lar. Maria santifica as mais pequenas coisas, aquilo que muitos consideram erradamente como não transcendente e sem valor: o trabalho de cada dia, os pormenores de atenção com as pessoas queridas, as conversas e as visitas por motivo de parentesco ou de amizade... Bendita normalidade, que pode estar cheia de tanto amor de Deus!
Na verdade, é isso o que explica a vida de Maria: o amor. Um amor levado até ao extremo, até ao esquecimento completo de si mesma, contente por estar onde Deus quer que esteja e cumprindo com esmero a vontade divina. Isso é o que faz com que o mais pequeno dos seus gestos nunca seja banal, mas cheio de significado. Maria, nossa Mãe, é para nós exemplo e caminho. Havemos de procurar ser como Ela nas circunstâncias concretas em que Deus quis que vivêssemos.

Fonte: www.arautos.org

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Encerramento Maio: mês vocacional

     No próximo dia 30 de Maio vai haver uma vigília-Adoração pelas vocações pelas 17:30, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Será uma forma de celebrar como Igreja Diocesana o encerramento do Mês de Maio, Mês Vocacional. O secretariado das vocações conta com todos os que puderem tomar parte nessa actividade que terá a presença do Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado.
     Às 17:30 começa a vigília que tem como linha condutora a figura de Maria, primeira discípula do Senhor. Vamos meditar sobre ela enquanto modelo da Igreja e dos que respondem com generosidade ao Senhor. Haverá cânticos, momento de silêncio, pequenas reflexões. Na segunda parte o Senhor Bispo fará a Exposição do Santíssimo, que ficará exposto até o dia seguinte, conforme o programa da Paróquia neste Ano da Fé. Passe a Palavra.
Pe. José Álvaro Borja

Mensagem do dia: 30 de maio de 2013

A vida é uma peça de teatro
Amados!!!

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.

Por isso, cante, chore, dance, ria, evangelize e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Padre Marcelo Rossi.

Liturgia do dia: 30 de maio de 2013


Quinta-feira, 30 de Maio de 2013.
Santo do dia: Corpus Christi; Santa Joana d'Arc, virgem
Cor litúrgica: branco
Primeira leitura: Gênesis 14, 18-20
Leitura do livro do Gênesis:
Naqueles dias: 18Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e como sacerdote do Deus Altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: 'Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!' E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 110
- Palavra do Senhor ao meu Senhor: 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!'
R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
- O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: 'Domina com vigor teus inimigos;
R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
- Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'
R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
- Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!'
R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

Segunda leitura: 1 Coríntios 11, 23-26

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória'. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: 'Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim'. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 11-17
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver! (Jo 6, 51)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: 'Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto.' 13Mas Jesus disse: 'Dai-lhes vós mesmos de comer.' Eles responderam:'Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente.' 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: 'Mandai o povo sentar-se em grupos de cinqüenta.' 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor
Fonte: www.arautos.org

Encerramento Maio: mês vocacional

 
     No próximo dia 30 de Maio vai haver uma vigília-Adoração pelas vocações pelas 17:30, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. Será uma forma de celebrar como Igreja Diocesana o encerramento do Mês de Maio, Mês Vocacional. O secretariado das vocações conta com todos os que puderem tomar parte nessa actividade que terá a presença do Bispo de Santiago, Dom Arlindo Furtado.
     Às 17:30 começa a vigília que tem como linha condutora a figura de Maria, primeira discípula do Senhor. Vamos meditar sobre ela enquanto modelo da Igreja e dos que respondem com generosidade ao Senhor. Haverá cânticos, momento de silêncio, pequenas reflexões. Na segunda parte o Senhor Bispo fará a Exposição do Santíssimo, que ficará exposto até o dia seguinte, conforme o programa da Paróquia neste Ano da Fé. Passe a Palavra.
Pe. Jose Álvaro Borja

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Liturgia do dia 29 de maio de 2013


Quarta-feira, 29 de Maio de 2013.
Santo do dia: Beato Ricardo Thirkeld, presbítero e mártir
Cor litúrgica: verde
Primeira leitura: Eclesiástico 36, 1-2.5-6.13-19
Leitura do livro do Eclesiástico:
1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós vos reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes como primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o início, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 79
Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.
R. Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 32-45
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Veio o Filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos (Mc 10, 45)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 32Os discípulos estavam a caminho subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará.' 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir.' 36Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?' 37Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39Eles responderam: 'Podemos.' E ele lhes disse: 'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado'. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.'
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

Comentário do dia Santo Afonso-Maria de Ligório
(1696-1787), Bispo, Doutor da Igreja
6º Discurso para a novena de Natal

O Filho do Homem veio para dar a sua vida
O Senhor eterno dignou-Se apresentar-Se a nós primeiro como um menino pequeno num estábulo, depois como simples operário numa carpintaria, mais tarde como um criminoso que expirou num patíbulo e, por fim, como pão num altar. Numerosos aspectos, aspectos intencionais de Jesus, aspectos que só tiveram um efeito: o de mostrar o amor que Ele nos tem.
Ah, Senhor, poderás ainda inventar mais alguma coisa para fazer com que Te amemos? O profeta Isaías clamava: «Anunciai as suas obras entre os povos; proclamai que o seu nome é excelso» (Is 12,4). Almas resgatadas dai a conhecer em todo o lado as obras de amor desse Deus cheio de amor. Ele concebeu-as e realizou-as para ser amado por todos os homens, Ele que, depois de os ter cumulado de benfeitorias, Se deu a Si próprio, e de tantos modos!
«Doente ou ferido, queres curar-te? Jesus é o médico»: Ele cura-te com o seu sangue. Ardes em febre? Ele é a fonte refrescante. Estás atormentado pelas paixões e tribulações do mundo? Ele é a fonte das consolações espirituais e do verdadeiro alento. «Tens medo da morte? Ele é a vida. Aspiras ao céu? Ele é o caminho» (cf Jo 14,6): assim falava santo Ambrósio. Jesus Cristo não apenas Se deu a todos os homens em geral; Ele quer dar-Se a cada um em particular. É por isso que São Paulo diz: «Ele me amou e a Si mesmo Se entregou por mim» (Ga 2,20). E São João Crisóstomo afirma: «Deus ama cada um de nós tanto como toda a humanidade.» Assim sendo, meu querido irmão, se não houvesse mais ninguém no mundo, o divino Redentor teria vindo e dado o seu sangue e a sua vida só por ti.
Fonte: www.arautos.org

Mensagem do dia 29 de maio de 2013

Limpeza da Alma

Amados!!!

Limpeza da Alma.

Não importa onde você parou
em que momento da vida você cansou
o que importa é que sempre é possível
e necessário "RECOMEÇAR"

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo
é renovar as esperanças na vida
e o mais importante
acreditar em você de novo
Sofreu muito nesse período?
foi limpeza da alma
 
Ficou com raiva das pessoas?
foi pra perdoá-las um dia.

Padre Marcelo Rossi.

APC-CV na ilha do Fogo


     Uma delegação da APC-CV, composta pela presidente, Vice Presidente e mais um membro deslocou  à Ilha do Fogo para ter encontro com os professores católicos dessa ilha nos três concelhos com a finalidade de criar núcleos da APC-CV. 
     Contamos com a oração de todos membros e amigos da APC-CV.
Fátima Sanches

terça-feira, 28 de maio de 2013

Liturgia do dia 28 de maio de 2013


Terça-feira, 28 de Maio de 2013.
Santo do dia: Beato Herculano de Piegaro, presbítero
Cor litúrgica: verde
Primeira leitura: Eclesiástico 35, 1-15
Leitura do livro do Eclesiástico:
1Aquele que guarda a lei faz muitas oferendas; 2aquele que cumpre os preceitos oferece um sacrifício salutar. (3) 4Aquele que mostra agradecimento, oferece flor de farinha, e o que pratica a beneficência oferece um sacrifício de louvor. 5O que agrada ao Senhor é afastar-se do mal, e o que o aplaca é deixar a injustiça. 6Não te apresentes na presença de Deus de mãos vazias, 7porque tudo isso se faz em virtude do preceito. 8O sacrifício do justo enriquece o altar, o seu perfume sobe ao Altíssimo. 9A oblação do justo é aceitável, e sua memória não cairá no esquecimento. 10Honra ao Senhor com coração generoso e não regateies as primícias que apresentares. 11Faze todas as tuas oferendas com semblante sereno, e com alegria consagra o teu dízimo. 12Dá a Deus segundo a doação que ele te fez, e com generosidade, conforme as tuas posses; 13porque ele é um Deus retribuidor, e te recompensará sete vezes mais. 14Não tentes corrompê-lo com presentes: ele não os aceita; 15nem confies em sacrifício injusto, porque o Senhor é um juíz que não faz discriminação de pessoas.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 50
- Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!' 6Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus
- Escuta, ó meu povo, eu vou falar; ouve, Israel, eu testemunho contra ti: Eu, o Senhor, somente eu, sou o teu Deus! Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;
R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus
- Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade.A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.
R. A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 28-31
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11, 25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 28Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.' 29Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna. 31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'
- Palavra da Salvação.
- Graças a Deus

Comentário do dia São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense, Doutor da Igreja
Sermões sobre o Cântico dos Cânticos nº 37, 2-5

«Cem vezes mais agora»
«Semeai a justiça, diz o Senhor, e recolhei a esperança da vida.» Mas não te remete para o último dia, em que tudo vos será dado realmente e já não através da esperança; Ele fala do presente. Na verdade a nossa alegria será grande, infinita, quando começar a verdadeira vida. Mas desde já a esperança duma tão grande alegria não pode acontecer sem alegria: «Sedes alegres na esperança», diz o apóstolo Paulo (Rm 12,12). E David não diz que estará na alegria mas que já a experimentou no dia em que esperou entrar na casa do Senhor (cf Sl 122,1). Ainda não possuía a vida, mas já tinha colhido a esperança da vida: experimentou a verdade da Escritura que diz que, não apenas a recompensa, mas a «expectativa dos justos dá alegria» (Pr 10,28). Esta alegria acontece na alma daquele que semeou a justiça pela convicção que tem de que os seus pecados foram perdoados. [...]
Quem quer que, de entre vós, após o início amargo da conversão, tem a felicidade de se sentir aliviado pela esperança dos bens que espera [...], já recolheu, desde esse momento, o fruto das suas lágrimas. Esse viu Deus e ouvi-O dizer: «Dai-lhe do fruto das suas mãos» (Pr 31,31). Como é que aquele que «saboreou e viu como o Senhor é bom» (cf Sl 34,9) pode deixar de ver a Deus? O Senhor Jesus é suave e amável para àquele que recebe dele, não apenas a remissão dos pecados, mas também o dom da santidade e, ainda melhor, a promessa da vida eterna. Feliz daquele que fez tão bela colheita. [...] O profeta diz em verdade: «Aqueles que semeiam em lágrimas, recolherão com alegria» (Sl 126,5). [...] Nenhum lucro nem honraria terrestre nos parecerá acima da nossa esperança e dessa alegria de esperar, já desde agora profundamente enraizada nos nossos corações: «Ora a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rm 5,5).
Fonte: www.arautos.org

Mensagem do dia 28 de maio de 2013

Ser feliz 
Amados!!

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Padre Marcelo Rossi.

domingo, 26 de maio de 2013

Liturgia da SOLENIDADE da SANTÍSSIMA TRINDADE - 26.5.2013

Domingo, 26 de Maio de 2013.
Santo do dia: Solenidade da Santíssima Trindade; São Filipe Neri, presbítero; São Ponciano Ngondwe, mártir
Cor litúrgica: branco
Primeira leitura: Provérbios 8, 22-31
Leitura do livro dos Provérbios:
Assim fala a Sabedoria de Deus: 22O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas; 23desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra. 24Fui gerada quando não existiam os abismos, quando não havia os mananciais das águas, 25antes que fossem estabelecidas as montanhas, antes das colinas fui gerada. 26Ele ainda não havia feito as terras e os campos, nem os primeiros vestígios de terra do mundo. 27Quando preparava os céus, ali estava eu, quando traçava a abóbada sobre o abismo, 28quando firmava as nuvens lá no alto e reprimia as fontes do abismo, 29quando fixava ao mar os seus limites - de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas - e lançava os fundamentos da terra, 30eu estava ao seu lado como mestre-de-obras; eu era seu encanto, dia após dia, brincando, todo o tempo, em sua presença, 31brincando na superfície da terra, e alegrando-me em estar com os filhos dos homens.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 8
Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: 'Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?
R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes.
R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; 9passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas.
R. Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

Segunda leitura: Romanos 5, 1-5
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 3E não só isso, pois nos gloriamos também de nossas tribulações, sabendo que a tribulação gera a constância, 4a constância leva a uma virtude provada, a virtude provada desabrocha em esperança; 5e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16, 12-15
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito divino, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém (Ap 1, 8)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 12Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu.
- Palavra da Salvação.
- Graças a Deus
Fonte: www.arautos.org

Mensagem de hoje: 26 de maio de 2013

Filho da Luz
O r a ç ã o
 Senhor,
Eu quero ser Filho da Luz.
Eu quero levar ao mundo a Tua luz.
 Senhor,
Eu sei que muitas vezes eu vivi na escuridão.
 O pecado foi me consumindo e eu me acostumei com as trevas.
 Eu fui infiel.
Eu abandonei o amor em busca de prazeres que não me  trouxeram a felicidade.
Eu errei, Senhor.
Mas hoje estou aqui Te pedindo perdão.
Hoje estou aqui abrindo as janelas e recebendo a Tua luz.
Que a Tua luz me invada, me retire o medo de viver e me  faça um anunciador.
Eu quero anunciar o Teu amor, mesmo que seja no deserto.
É essa a minha missão e é por isso que estou aqui nesta  oração.
Faz de mim o que quiseres.
Eu Te amo, Senhor.
Sou Teu Filho.

Sou Filho da Luz!
Amém!

Padre Marcelo Rossi. 

20.000 visualizações!!!!

Amigos cibernautas chegamos e ultrapassamos, três anos depois, a simbólica marca das vinte mil (20.000) visualizações!
Obrigado a todos aqueles que de uma forma ou de outra têm confiado em nós nesta obra de salvação.
Deus seja louvado!

sábado, 25 de maio de 2013

REFLEXÃO: Solenidade da SANTÍSSIMA TRINDADE - 26.05.2013


A melhor Comunidade...

Desde pequenos, aprendemos de nossos pais
a fazer o sinal da cruz e chamar a Deus:
de Pai, Filho e Espírito Santo.

Assim com toda a naturalidade, estávamos invocando
o mistério mais profundo de nossa fé e da vida cristã:
o Mistério da Santíssima TRINDADE, cuja festa hoje celebramos.
Mais tarde, na catequese, nos apresentaram o mistério da Trindade
como um exemplo clássico de coisa incompreensível. "É um mistério"!...


O que é um Mistério?
- Na natureza, existem muitos mistérios que hoje não conhecemos e
  que um dia poderão ser desvendados.
- Em Deus, o mistério nunca poderá ser totalmente compreendido,
  pela grandeza de Deus e pela nossa pequenez...
  mas podemos e devemos crescer no conhecimento desse mistério.

O que é então a Trindade?
A Santíssima Trindade é o Mistério de um só Deus em três pessoas.
É uma comunidade de amor vivida pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
Deus, como nos ensina São João, é Amor.
E o amor é, ao mesmo tempo, três e um:
aquele que ama, aquele que é amado e o amor entre os dois.
- Ao "Amor amante", nós chamamos de PAI;
- ao "Amor amado", de FILHO;
- ao "Amor que circula entre os dois e
  os abre para o mundo e a humanidade", ESPÍRITO SANTO

As Leituras nos ajudam a entender melhor esse tema central da fé:

- A 1a Leitura fala do PAI e da sua obra criadora.
Põe em ação seu projeto: cria o universo com "Sabedoria" e Amor... (Pr 8,22-31)

- A 2a Leitura apresenta a obra do FILHO.
Através dele Deus-Pai derrama sobre nós os seus dons (a paz, a esperança,                 o amor de Deus) e nos oferece a vida em plenitude. (Rm 5,1-5)

- A 3a leitura esclarece a missão do ESPÍRITO SANTO:
completará a obra do Pai e do Filho, para que possamos aderir plenamente
ao projeto do Pai e à obra salvadora do Filho.  (Jo 16,12-15)

+ O Código do Catecismo da Igreja Católica afirma:
   "Deus deixou vestígios desse mistério na Criação e no Antigo Testamento,
    mas a intimidade de Deus Trindade constitui um mistério inacessível
    à inteligência humana e até mesmo à fé de Israel...
    Esse mistério foi revelado por Jesus Cristo e
    é a fonte de todos os outros mistérios". (CCIC 45)
CRISTO nos revelou claramente essa verdade:

- Fala constantemente do PAI:
    - Felipe: "Mostra-nos o Pai..." (Jo 14,8)
      Jesus: "Felipe... quem me vê, vê o Pai". (Jo 14,8)
    - "Quem observa os meus mandamentos... o Pai o amará...
        e viremos nele e faremos nele morada..." (Jo 14, 23)
    - Ensina a Rezar: "Pai Nosso..." (Lc 11,1 ss)
                                              
- Promete muitas vezes o ESPÍRITO SANTO:
  "Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena Verdade" (Jo 16,13)

* Quando se despede, no dia da Ascensão, afirma:
   "Ide... e batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28, 19)

+ Por que Jesus nos revelou? Para nos deixar mais um problema? Não...

- É um gesto de amor e de amizade:
  A gente revela os segredos de sua vida íntima a quem confia... a quem ama...
  Porque Deus nos ama, quis revelar os segredos de sua vida íntima...

- É um convite a também viver em comunhão... em comunidade...
  "Pai, que todos sejam um, como eu e tu somos um..." (Jo 17,11)
  A Trindade é o modelo da comunidade sonhada por Deus.

+ A FESTA DA TRINDADE:

  - Não é apenas uma oportunidade para falar da Trindade e
    e compreender e decifrar essa estranha charada de "Um em Três"...

  - É um convite para contemplar Deus,
    que é amor, que é família, que é comunidade e
    que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor. 
    Deus não é um ser solitário que vive sozinho perdido no infinito.
    O princípio do Amor é o Pai.
    Sua realização concreta está no Filho Jesus.
    A perpetuação desse amor é o Espírito Santo.

  - É a festa da COMUNIDADE.
    As Comunidades cristãs devem, ser a expressão desse Deus, que é amor,  
    que é comunidade, vivendo numa experiência verdadeira de amor, de partilha,   
    de família, de comunidade... pois a Trindade é a melhor das comunidades.

   - É a festa do BATISMO, que nos tornou participantes da vida da Trindade.
     Hoje somos chamados a renovar nosso compromisso batismal
     para sermos reflexos da Santíssima Trindade, sinais de comunhão.

     Quanto mais nos esforçamos para viver
     em comunhão, de partilha e de esperança
     num mundo tão dividido, individualista e desesperançado,
     melhor entendemos o Mistério da Santíssima Trindade.

                                        Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 26.05.2013

Fonte: www.buscandonovasaguas.com

Santíssima Trindade


 Unidade e Trindade de Deus
A Santíssima Trindade é um dogma. Um dogma que proclama a verdade essencial do mistério da "unidade e trindade de Deus": um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério. Portanto, é de difícil interpretação e impossível de ser assimilado pelas limitações humanas.
Lembramos que "mistério" não quer dizer que algo seja impossível de existir ou de acontecer; "mistério" é apenas algo que a nossa inteligência não é capaz de compreender inteiramente.
...a substância do Novo Testamento
O mistério da Santíssima Trindade é definido pelos doutores da Igreja como sendo a substância do Novo Testamento. Isto quer dizer que ele é o maior de todos os mistérios da Santa Igreja, a origem e o fundamento de todos os outros mistérios. Pois que, refere-se especificamente a Deus, em sua essência, princípio e fim de todas os seres criados. Foi para conhecer e contemplar esse mistério que os anjos foram criados no céu e os homens na terra.
E foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da sua morada com os anjos e veio para junto dos homens. Há séculos, baseada em claras e explícitas citações bíblicas, a Santa Igreja ensina e proclama esse mistério de Três Pessoas em um só Deus.
Tentando entender um mistério
Santo Agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou compreender inteiramente este inefável mistério. Ele foi longe, porém, não chegou lá.
Absorto e meditativo, em certa ocasião, ele passeava pela praia pedindo a Deus luzes para que pudesse desvendar esse Santo enigma. É muito conhecido o que, então, lhe aconteceu: encontrou-se com um menino brincando na areia. A criança fazia um trajeto curto e repetitivo: com um copo na mão, continuamente, ele ia e vinha; enchia o copo com água do mar e a despejava num pequeno buraco feito na areia da praia.
Curioso, Agostinho perguntou à criança o que ela pretendia com aquilo. O menino respondeu que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. O Santo explicou a ele que seria impossível realizar o que queria. O menino desconhecido, então, argumentou: "É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que o mistério da Santíssima Trindade ser compreendido". E a criança desapareceu: era um anjo.
Agostinho entendeu a lição. Ele concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder entender toda a dimensão de Deus. Por mais que se esforce, jamais o homem poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só compreenderemos plenamente a Deus na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
As obras da Trindade são indivisíveis
O apóstolo São Paulo anuncia a Trindade das pessoas e a unidade da sua natureza quando escreve: «Da parte d'Ele, por meio d'Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Ele pelos séculos» (Rom 11,36).
Santo Agostinho escreveu, comentando esta passagem: «Estas palavras não são devidas ao acaso. ‘Da parte d'Ele' designa o Pai, ‘por meio d'Ele' designa o Filho e ‘para Ele' designa o Espírito Santo».
Com segurança e justeza a Igreja tem o hábito de atribuir ao Pai as obras da Divindade onde resplandece o poder. Atribui ao Filho aquelas obras onde resplandece a sabedoria e ao Espírito Santo atribui aquelas obras onde resplandece o amor. Isso não quer dizer que todas as perfeições e obras exteriores de Deus não sejam comuns às pessoas divinas: «as obras da Trindade são indivisíveis, como a essência da Trindade é indivisível» (Sto Agostinho). (clique aqui para saber mais sobre a Santíssima Trindade)
Não há festa própria para cada uma das Pessoas Divinas...

Na época em que o Papa Inocêncio XII governava a Igreja, surgiu no mundo católico o desejo de que fosse estabelecida uma festa especial e exclusiva em honra do Pai Eterno. O Papa não atendeu ao pedido, por clarividência e prudencia.
É verdade que existem dias festivos, solenidades para celebrar cada um dos mistérios do Verbo Encarnado (Nosso Senhor Jesus Cristo), mas não existe festa própria para celebrar exclusivamente o Verbo Encarnado, segundo sua natureza divina.
Também a solenidade de Pentecostes, já de há muito tempo comemorada, recorda a missão externa do Espírito Paráclito, sua vinda aos homens. Não se refere simplesmente ao Espírito Santo, por si só, segundo sua natureza divina.
Todas estas festas e solenidades foram prudentemente estabelecidas desse modo para evitar que alguém multiplicasse a essência divina, distinguindo as Pessoas.
Uma solenidade para o Deus Uno, Trino e Eterno
Séculos mais tarde, ainda para que não pairasse qualquer dúvida quanto à Unidade e Trindade de Deus, foi que a Igreja, preservando em seus filhos a pureza da Fé, quis instituir uma festa especialmente dedicada à Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Era uma festa para reverenciar, honrar, adorar, render glória a Deus, Uno, Trino e Eterno.
Quem a estabeleceu foi o Papa João XXII. Ele mandou que ela fosse celebrada em todas as partes; permitiu que se dedicassem a este mistério templos e altares. Depois de uma visão celeste que ele teve, ainda aprovou, em honra da Santíssima Trindade, uma Ordem religiosa para a Redenção dos Cativos.
Santíssima Trindade: no início, no término e em seu nome
É útil lembrarmos que o culto tributado aos Santos, aos Anjos, à Santa Mãe de Deus é sempre iniciado e terminado na Santíssima Trindade. Nas preces consagradas a uma das três pessoas divinas, também se faz menção às outras; mesmo ao invocar a cada uma das Pessoas separadamente, termina-se sempre com sua invocação comum. Todos os Salmos e hinos têm a mesma doxologia "ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo". As bênçãos , os ritos, os sacramentos, ou são feitos em nome da Santíssima Trindade ou lhes acompanha a sua intercessão. (JSG)
Fonte: Papa Leão XIII - Encíclica "Divinum Illud Munus" - Sobre a presença e virtude admirável do Espírito Santo

Liturgia do dia 25 de maio de 2013


Sábado, 25 de Maio de 2013.
Santo do dia: São Gregório VII, Papa; Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem; São Beda, o venerável, presbítero e Doutor da Igreja
Cor litúrgicaverde
Primeira leitura: Eclesiástico 17, 1-13
Leitura do livro do Eclesiástico:
1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros. 5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome santo e proclamassem as grandezas de suas obras. 9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: 'Tomai cuidado com tudo o que é injusto!' 12E a cada um deu mandamentos em relação ao seu próximo. 13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Salmo 103
- Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra que apenas somos pó.
R: O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre
- Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar.
R: O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre
- Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.
R: O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 10, 13-16
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11, 25)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo: 13Traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: 'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.' 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor

 
Comentário do dia São Leão Magno 
(?-c. 461), Papa, Doutor da Igreja
Sermão 7 para a Epifania

«Deixai vir a Mim os pequeninos»
Cristo ama a infância que primeiro assumiu na Sua alma, tal como no Seu corpo. Cristo ama a infância, que ensina humildade, que é a norma da inocência e o modelo da mansidão. Cristo ama a infância: orienta para ela a conduta dos adultos, para ela encaminha os idosos, atrai ao seu exemplo aqueles que eleva ao reino eterno.
Mas, para compreendermos como é possível chegar a tão admirável conversão e qual a transformação que nos é necessária para termos uma atitude de crianças, deixemos São Paulo instruir-nos e dizer-nos: «Não sejais crianças quanto à maneira de julgar; sede, sim, crianças na malícia» (1Co 14,20). Não se trata, portanto, de regressarmos aos jogos da infância, nem à falta de jeito dos inícios, mas de retirarmos da infância algumas coisas que convêm aos anos da maturidade, isto é, de apaziguarmos rapidamente as agitações interiores, de recuperarmos rapidamente a calma, de esquecermos totalmente as ofensas, de sermos completamente indiferentes às honras, de apreciarmos estar juntos, de mantermos a equanimidade do humor como coisa natural. Com efeito, é um grande bem não saber incomodar e não ter gosto pelo mal [...]; não pagar a ninguém o mal com o mal (cf Rm 12,17); é a paz interior das crianças que convém aos cristãos. [...] É essa forma de humildade que nos ensina o Salvador Menino quando é adorado pelos magos

Fonte: www.arautos.org