quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Liturgia do dia: 13 de dezembro de 2012


Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012.
SANTO DO DIA: Santa Luzia, virgem e mártir; São Pedro Cho Hwa-so e cinco companheiros, mártires
Cor litúrgica: Vermelho
Primeira leitura: Isaías 41, 13-20
Leitura do livro do Profeta Isaías:
13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: "Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei", diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d'água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 145

Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
R: Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!
- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
R: Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!
- Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração
R: Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11, 11-15
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! 9Is 45, 8)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11"Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça".
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor


Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato Guerric de Igny
Abade cisterciense -
(c. 1080-1157) - 2º Sermão sobre São João Baptista
«Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do
Céu tem sido objecto de violência»
«Alguém lutou com Jacob até ao romper da aurora [...], e ele disse-me: "Não te deixarei partir enquanto não me abençoares".» (Gn 32,25.27) Para vós, meus irmãos, que decidistes tomar o céu de assalto e que vos empenhastes na luta contra o anjo encarregado de guardar o acesso à árvore da vida (Gn 3,24), para vós, é absolutamente necessário lutar com constância e tenacidade [...], não só até se vos paralisar a anca [...], mas até à morte do vosso ser carnal. Contudo, não podereis fazer a vossa ascese a não ser que sejais tocados pelo poder divino, e que Ele vos conceda a Sua graça. [...]
Não tens a impressão de estar a lutar com um anjo, ou até com o próprio Deus, quando Ele Se opõe diariamente aos teus desejos mais fogosos ? [...] Chama-l'O e Ele não te ouve. Queres aproximar-te d'Ele e Ele afasta-te. Decides qualquer coisa, e Ele faz com que aconteça o contrário. E assim, combate com mão rude todos os teus planos. Ó bondade oculta, disfarçada de dureza, com que ternura combates, Senhor, aqueles por quem combates! «Ainda que escondas estas coi¬sas no Teu coração» (Jb 10,13), sei bem que amas aqueles que Te amam (cf Pr 8,17) e que «a bondade que reservas para os que Te são fiéis» (Sl 31,20) não tem limites.
Assim, pois, irmão, não desesperes, age corajosamente, tu que empreendeste lutar com Deus! A bem dizer, Ele gosta que Lhe faças violência, deseja que O venças. Mesmo quando Se irrita e estende o braço para castigar, procura - Ele próprio o diz - um homem semelhante a Moisés, que seja capaz de Lhe resistir. [...] Jeremias bem tentou resistir-Lhe, mas não conseguiu conter a Sua cólera implacável, a Sua sentença inflexível; por isso, rompeu em lágrimas e disse: «Tu me dominaste e venceste» (Jr 20,7).
Fonte: www.arautos.org

Sem comentários:

Enviar um comentário